Teatro com mamulengos sensibiliza alunos sobre autoconhecimento

Temporada de Circulação da peça “A Menina e o Gênio das Lamparinas" vai às escolas
para fazer sensibilizar sobre identidade, respeito e empoderamento.


    O Grupo Parafuso de Teatro abre a temporada de circulação do espetáculo de bonecos de mamulengo “A Menina e o Gênio das Lamparinas", em escolas públicas do Ceará. A peça teatral aborda questões como autoconhecimento e empoderamento de meninas e meninos. Leva ao debate questões raciais e temas sensíveis como a “ditadura da beleza”. 

    O artista Keven Rocha, diretor do Grupo, conta que a proposta das produções tem como mote sensibilizar crianças e adolescentes através da cultura popular nordestina sobre temas importantes da atualidade como racismo, medo, empatia, autoconhecimento, empoderamento, mídias digitais e intolerância religiosa. O grupo pretende democratizar a arte e a cultura como formas de transformar pensamentos e ações. “As produções também podem ser utilizadas dentro das salas de aula por professores para tratar sobre as questões com crianças e adolescentes” explica Keven. A circulação percorreu escolas públicas da cidade de Fortaleza e região metropolitana. 



    Criado em 2019, a partir dos encontros na disciplina de Teatro e Cultura Popular do curso de Teatro do Instituto Federal do Ceará, o Grupo vem, desde então, se debruçando na pesquisa do teatro de bonecos e de animação a partir da cultura popular nordestina. Como formas de democratizar esses saberes têm disponibilizado aulas práticas de confecção de bonecos de mamulengo utilizando materiais recicláveis unindo exercícios teatrais de improviso e criação de histórias. Dentre suas produções destaca - se o curta-metragem de animação “Boi Eternidade”, recém-lançado e disponível no canal do YouTube, que reflete sobre qual o lugar da cultura popular do Bumba Meu Boi nas mídias digitais. 


Kátia Karan
Jornalista



~ “A Menina e o Gênio das Lamparinas”, apoiado pelo edital Ceará de Incentivo
às Artes/2022 da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Informações: (85)98231-4482/producionsparafusodeteatro@gmail.com @grupoparafusodeteatro 


Ficha Técnica: Texto e direção: Keven Rocha. Atores: Jaene Pinho, Jéssica Alves, Mara Raquel e Samuel Siebra. Trilha Sonora: Wladimir Cavalcante. Produção: Caio César Vidal.



Fotografias: Crystiano Magalhães / Estúdio Margem




 

Comentários

Postagens mais visitadas